Tanzanianos cantam em "kiswahil" as boas-vindas ao Brasil.
Zenobious e Hayaw, os simpáticos atendentes do bar do Movenpick Royal Palm Hotel, vão ao jogo do Brasil
Dar es Salaam, a mais importante cidade da Tanzânia, quer dizer cidade da paz. Uma cidade litorânea, que em alguns aspectos lembra Salvador, na Bahia, com clima quente e úmido e povo caloroso como o brasileiro.
Em Dar es Salaam, a Seleção Brasileira está concentrada no Movenpick Royal Palm Hotel, à beira de uma bela praia, de água transparente, no Oceano Índico.
A Tanzânia foi colônia alemã até 1919 e, da Inglaterra, até 1961, como contam os solícitos funcionários de um dos bares do hotel, Zenobious Matembo e Hayaw Kimeza.
- O nome antigo do meu país era Tanganhika. Desde 64 somos a Tanzânia, da qual tenho orgulho. Eu me orgulho de ser tanzaniano – diz Zenobious.
O páis tem 40% de cristãos, 40% de islâmicos e o restante de diferentes religiões. Mas não há conflito religioso, como garante a sorridente Hayaw.
- Somos umpovo pacífico. Moramos na cidade da paz.
Dar es Salaam é a maior cidade da Tanzânia, país em que na região nordeste está situado o Monte Kilimanjaro, o pico mais alto da África. No noroeste, estão o Lago Vitória (o maior lago da África) e o Lago Tanganica (o mais profundo da África).
Zenobious e Hayaw estão encantados com a presença dos jogadores brasileiros no hotel. Pessoas simples, como todos os funcionários que saudavam alegremente os jogadores na passagem para o restaurante, os dois conversavam, faziam perguntas, queriam mostrar felicidade por estarem vivendo aquele momento.
- A primeira coisa que penso quando ouço a palavra Brasil é no futebol. E o jogador mais famoso que conheço é o Kaká – diz Zenobious, fã de futebol, lembrando-se de dizer no entanto que Pelé foi o rei, o maior de todos.
Hayaw e Zenobious ensinam como dizer “muito obrigado” em kiswahil. “Asante sana”, dizem em coro.
Os dois, acompanhados de colegas de trabalho, cantam ainda uma música típica que é uma mensagem de boas-vindas ao Brasil. Dizem que adorariam assistir ao jogo Brasil x Tanzânia, que sairão do trabalho às 16 horas, mas infelizmente não tinham ingresso.
Zenobious e Hayaw iriam ao jogo, claro. Quase como que não acreditando, sem conter os gestos largos de felicidade, recebem os ingressos para assistir ao jogo histórico em seu país.
- Asante sana!, dizem, comovidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário