Grupo G: Uma nação em busca do hexa
Nesta sétima chave da Copa do Mundo destaque para o Brasil, cinco vezes campeão e sempre favorito ao caneco. Porém, o grupo não pretende ser dos mais fáceis, contando com a participação de Costa do Marfim e a seleção portuguesa. A Coréia do Norte fecha o quarteto.
Coréia do Norte: É um grande mistério. Pouco se fala sobre esta seleção que não disputa uma copa desde 1966. O destaque do time é Jong Tae Se (Kawasaki Frontalle-JAP), apelidado de "Rooney asiático". Estréia simplesmente contra o Brasil.
Pontos positivos: A equipe joga com velocidade, característica do futebol asiático. O contra ataque veloz do norte-coreanos pode surpreender.
Pontos negativos: Pelo que se viu nos amistosos a Coréia do Norte tem problemas sérios na defesa. Caso não consiga revolve-los, terá sérios problemas para fugir das últimas posições no mundial.
Costa do Marfim: Brigará contra Brasil e Portugal por um das vagas do grupo. O time treinado pelo experiente Sven-Goran Eriksson tem a esperança depositada nos pés dos habilidosos Yaya Toure (Barcelona, Espanha), Salomon Kalou (Chelsea, Inglaterra) e a estrela Didier Drogba também do Chelsea da Inglaterra. A estréia será contra Portugal, o que já vem sendo dito como “o jogo da vida” da seleção da Costa do Marfim para seguir no mundial.
Pontos positivos: Futebol veloz, habilidoso e envolvente. Dessa forma, a Costa do Marfim pretende dar muito trabalho para portugueses e brasileiros nesta copa. Possui reais condições de brigar pela vaga, porém um bom resultado no primeiro jogo contra Portugal será fator decisivo.
Pontos negativos: Drogba machucou-se recentemente e luta para jogar a segunda partida contra o Brasil. Na estréia contra Portugal ele já está descartado. Sven- Goran Eriksson terá sérios problemas para montar a equipe que, visivelmente, sente a falta de seu maior astro quanto ao volume de jogo.
Portugal: O treinador Carlos Queiroz tem um grupo forte e determinado. Estrelas como Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Deco (Chelsea), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), e Liedson (Sporting) formam a seleção portuguesa que está num grupo forte e precisa mostrar a que veio logo na primeira partida contra a sempre perigosa Costa do Marfim.
Pontos positivos: O time possui talentos individuais como Cristiano Ronaldo e Deco que podem ser decisivos em apenas um lance. Um time equilibrado, habilidoso e experiente.
Pontos negativos: A equipe ainda não atraiu a confiança da torcida e sabe que a pressão será grande contra a Costa do Marfim. O grupo é difícil e na última rodada terão pela frente o Brasil. O time precisa vencer as duas primeiras partidas para não precisar definir a sua vida contra a seleção canarinho.
Brasil: Sem dúvidas o favorito do grupo. O time treinado por Dunga foi campeão da Copa América e recentemente venceu a Copa das Confederações. A consistência brasileira leva a seleção com status de grande favorita ao título na África do Sul. Destaque para Kaká, Luis Fabiano, Robinho, Daniel Alves e o melhor goleiro do mundo, Júlio César. Um time a ser batido.
Pontos positivos: A coerência de Dunga quanto a convocação vem dando certo. Os resultados são impecáveis e o grupo está confiante. A estréia contra Coréia do Norte será um bom começo para a busca do Hexacampeonato. A possibilidade de começar bem e goleando é grande.
Pontos negativos: Se por um lado os comandados estão confiantes, por outro a imprensa e a torcida “cornetou” e muito a convocação de Dunga. O grupo não é fácil e os dois jogos seguintes aos norte-coreanos serão contra a Costa do Marfim e Portugal. Uma batalha entre três belas equipes onde uma dará adeus na primeira fase. O time de Dunga precisa espantar qualquer zebra.
Força & Honra a Todos
Marcos Lodi
Jornalista / Moderador Mafia Canarinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário