Parreira crêque a burocracia deve ser reduzida para o sucesso do Mundial de 2014
Em uma entrevista coletiva da Fifa realizada nesta quinta-feira para debater a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o técnico brasileiro da seleção sul-africana, Carlo Alberto Parreira, deu dicas para que o Mundial seja bem-sucedido. Para o treinador, o Comitê Organizador da competição em terras brasileiras deve aprender com a experiência de alemães e sul-africanos, que organizaram as últimas edições da competição. O campeão mundial em 94 acredita que as lições de quem já realizou a competição seriam fundamentais para superar as desconfiança em torno da capacidade do país de realizar o evento:
- Eu acho que o Brasil tem que se aconselhar, tem que tomar algumas medidas, chamar o pessoal daqui (África do Sul), chamar o pessoal da Alemanha, se juntar a essa turma e ver as dificuldades que eles tiveram, ver os problemas que eles tiveram para nos ajudar.
O comandante dos Bafana Bafana também reforçou que é importante diminuir a burocracia em torno de decisões em torno da Copa. Para Parreira, caso não se tenha agilidade na tomada de certas providências o Brasil pode ter problemas na organização do Mundial.
- Eu acho que, pelos prazos que estão no limite, a gente deve ter agilidade nas decisões, que a burocracia seja facilitada, que a gente possa tocar e implementar os projetos que estão em andamento, que a burocracia não seja um empecilho. Do contrário, a gente vai ter dificuldades na infra-estrutura que é importante para o país que realiza uma Copa tão boa quanto foi aqui na África do Sul.
No entanto, apesar de tantas advertências, o técnico está confiante do potencial brasileira em sediar o evento. Para o treinador, assim como a África do Sul, o país sofrerá com questionamentos em relação a sua capacidade de realizar a Copa, mas, no final, o resultado será positivo.
- Em 2007, havia uma pressão mundial, uma desconfiança total de que a África do Sul não seria capaz de realizar a Copa do Mundo de 2010. Houve as dificuldades normais de implementação de verbas, de autorização do governo, greves,... Mas tudo foi superado porque havia uma estrutura e um planejamento e hoje a África do Sul é uma realidade. Para o Brasil, a mensagem que fica é a de seguir os passos desses que fizeram aqui. Sei que o trabalho está sendo muito bem sedimentado. O Brasil com certeza vai fazer uma Copa belíssima, com certeza vai preencher todos os requisitos que a Fifa impõe ao país que realiza uma Copa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário