Otimismo dos torcedores no Paseo Ahumada é rapidamente trocado por tristeza e até mesmo briga no principal ponto de comemoração da capital
Torcedores chilenos tristes durante o jogo
Antes do jogo, boa parte dos chilenos que aguardavam o apito inicial no Paseo Ahumada, em Santiago, apontava um placar de 1 a 0 para a seleção local contra o Brasil. Mas o otimismo visto no principal ponto de concentração de torcedores na capital chilena virou tristeza e até briga antes do início do segundo tempo. Os gols de Juan e Luis Fabiano, que abriram a vitória brasileira em Joanesburgo, calaram a torcida que sonhava com a classificação para as quartas de final.
Os gritos de "Chi-chi-chi le-le-le Viva Chile" foram cantados durante o início do jogo. Provocações aos brasileiros, chamados de "maricon" (maricas), também eram comuns nas músicas. Mas o gol de cabeça de Juan acabou com a empolgação. Garotos choravam enrolados em bandeiras do Chile. Em outro canto da praça, no intervalo, uma briga entre alguns torcedores terminou com a prisão de um deles pela polícia.
Se uma boa parte dos quase dois mil torcedores foi embora antes do início do segundo tempo, a que ficou ainda esperava pelo menos um gol de honra. Mas o que todos viram foi o terceiro tento brasileiro, com Robinho. Chupete, líder de uma torcida organizada, comandou mais cantorias ao fim da partida, mostrando que apesar da tristeza pela eliminação, a massa reconhecia o esforço e o bom desempenho da seleção local na África do Sul.
A tristeza foi se dissipando e deu lugar ao conformismo no fim do jogo. A torcida deixou o Paseo Ahumada de forma tranquila, diferentemente de como ocorreu no intervalo. Chateados mas tranquilos, torcedores ainda vestiam com orgulho as cores chilenas, justificando que haviam perdido para o poderoso Brasil.
- Estou muito triste porque o Chile mostrou muita força nessa Copa. Mas perdemos para uma grande seleção, que nos venceu muitas vezes. Agora resta esperar pelo Mundial de 2014, no Brasil, e torcer para que o Chile esteja lá - lamentou Jonathan Fuentes, que estava fantasiado de palhaço, mas suas lágrimas não combinavam com o visual que tinha como objetivo passar alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário