José María García-Aranda evita dar opinião sobre atuação dos juízes e é ironizado por jornalistas durante entrevista coletiva em Pretória
O chefe de arbitragem da Fifa, José María García-Aranda, conheceu nesta terça-feira a ira da imprensa da Inglaterra. Irritados pelo erro do juiz Jorge Larrionda, que não validou um gol claro de Frank Lampard na derrota para a Alemanha, jornalistas ingleses chegaram a bater boca com o espanhol durante entrevista coletiva em Pretória. Em nenhum momento, Aranda reconheceu o erro do uruguaio ou deu uma opinião clara sobre o uso de tecnologia no futebol.
- Estou aqui para falar do treinamento dos árbitros, de como estamos trabalhando para a evolução deles. Está claro para os juízes que a tecnologia está fora do futebol hoje. O uso ou não diz respeito à Fifa e International Board, que são os responsáveis pelas regras. Minha opinião é que o árbitro deve tomar decisões com o que viu na hora. Trabalhamos para dar melhores condições a eles – disse o espanhol.
A partir daí, a mesma pergunta se repetiu: o que o senhor achar do uso da tecnologia? Sempre, Aranda respondia a mesma coisa, que isso não depende dele. Irritado, um repórter inglês afirmou que “não estamos na Coreia do Norte” e que o espanhol poderia dar sua opinião. Recebeu um “Se não gostou, problema seu” como resposta.
Em seguida, outra discussão. Já que o assunto era somente sobre treinos, outro inglês disse que viu o trabalho dos árbitros em Pretória e achou muito fraco.
- Vi auxiliares errando vários impedimentos aqui no treino. Também vi juízes dando cartões sem necessidade nas simulações. Algo está errado. O treinamento está ruim. Na Copa, acho que só uns dois cartões vermelhos foram justos, os outros não. Esse treino realmente melhora a qualidade deles?
- Você é especialista? Eu vi o contrário de você – contestou Aranda.
- Pelo menos, ele tem uma opinião – ironizou um terceiro inglês.
Aberta para a imprensa, a atividade dos árbitros ficou lotada de jornalistas nesta terça. A maioria procurava declarações de Jorge Larrionda e Roberto Rosetti, que não marcou impedimento no gol de Tevez contra o México. Para piorar a vida do italiano, o telão do Soccer City mostrou o erro no replay.
- A Fifa tem ordens claras para quem controla o telão. Eles têm que segui-las. Eu não controlo o telão. Há pessoas que fazem isso. Vocês devem perguntar a elas o que aconteceu – disse o chefe de arbitragem.
Ainda lembrando a falha de Larrionda, um inglês quis saber o que Aranda conversou com o uruguaio após a vitória da Alemanha por 4 a 1 . O gol não dado de Lampard seria o de empate de 2 a 2, pois aconteceu quando o placar marcava 2 a 1 para os alemães. Mais uma vez, o espanhol fugiu da resposta e irritou os ingleses.
- Converso com todos os árbitros após os jogos. Fazemos um relatório sobre a atuação e usamos para experiências futuras. Mas é uma coisa interna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário