Juan aparece bem no quesito passes e faz gol de cabeça. Lúcio tem se destacado por arrancadas e sofreu pênalti não assinalado
Juan e Lúcio: uma das duplas de zaga mais eficientes da Copa do Mundo de 2010
Maicon já fez gol na Copa do Mundo. Juan também. Lúcio tem dado arrancadas que o fazem parecer um meia e chegou a sofrer um pênalti não assinalado contra o Chile. Já Gilberto Silva tem se arriscado até nas finalizações. O setor defensivo da seleção brasileira realmente tem se destacado na África do Sul até no ataque.
Seja na hora de defender ou de ser ofensiva, a zaga verde e amarela mostra o motivo de ser considerada uma das melhores do mundo. As estatísticas da Fifa reforçam que o setor tem intensa participação no jogo. Especialmente no número de passes, item no qual o Brasil é um dos melhores do Mundial.
Para se ter uma ideia, na lista dos brasileiros que mais tocam na bola, os seis primeiros são jogadores defensivos. Maicon é o líder, com 290 passes. Atrás dele estão Gilberto Silva (276), Michel Bastos (270), Felipe Melo (222), Juan (221) e Lúcio (201). O primeiro atacante a aparecer é Robinho, com 156 toques.
- Como equipe temos feito um bom trabalho. Temos de pensar assim. É necessário explorar os nossos pontos fortes, que são o contra-ataque e a velocidade – disse o zagueiro Lúcio, atual capitão da seleção brasileira.
O experiente Gilberto Silva também está satisfeito com o rendimento do Brasil, em especial da defesa, que até agora levou dois gols em quatro jogos. Mas o que mais chama a atenção do volante é a regularidade da equipe.
- Cada um tem a sua maneira de jogar, mas o importante é que a seleção brasileira tem um padrão de jogo, independentemente de quem entra – falou o camisa 8.
O próximo desafio da seleção brasileira será na sexta-feira, às 16h (11h de Brasília), contra a Holanda, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Quem vencer esse duelo encara o ganhador do jogo entre Uruguai e Gana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário