Comunidade de São José dos Pinhais elege melhor elenco de todos os tempos e figuras são a principal atração em feira de artesanato, em Curitiba
Seria fácil conquistar uma Copa do Mundo com um ataque formado por Ronaldo Fenômeno, Romário, Garrincha e Marta, todos municiados por Kaká, Zico e Pelé. No mundo real, esse grupo não poderia ser convocado por treinador algum que assumisse o comando da seleção brasileira por serem atletas de épocas diferentes. Porém, o elenco foi escolhido a dedo para formar a equipe de bonecos de São José dos Pinhais, município do Paraná.
Alem dos sete, outros quatro jogadores e mais um treinador foram apontados para formar o grupo. Falcão, Rivellino, Tostão, Ronaldinho Gaúcho e o velho lobo Zagallo completam a seleção. As figuras foram confeccionadas por cerca de 20 pessoas, coordenadas pelo "bonequeiro" Ricardo Bittencourt. O chefe de divisão da secretatia de cultura da prefeitura de São José dos Pinhais, Rafael Ramos Machado, contou ao GLOBOESPORTE.COM como surgiu a iniciativa.
- A secretaria sempre realiza o carnaval de bonecos anualmente. O tema desse ano foi a Copa do Mundo e a África do Sul. Fizemos uma eleição com a comunidade para montar a melhor seleção de todos os tempos. Originalmente tinha um goleiro, mas decidimos trocar pela Marta para fazer uma referência ao futebol feminino - afirmou Machado.
Desde o último dia 13 de maio, no centro de exposições do Parque Barigui, em Curitiba, os bonecos estão expostos. Quatro pessoas são responsáveis por circular com as figuras pelo local, chamando a atenção dos visitantes. O Kaká de espuma, por exemplo, pesa 50 kg. Já o Baixinho Romário faz jus ao tamanho real (1,68m) e não passa dos 25 kg.
Desde que foram criados, no início do ano para o carnaval de bonecos, as figuras tem todo um cronograma de exibição. Após a exposição no Parque Barigui, um grupo vai seguir para São Paulo, e o outro vai ficar exposto no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Existe, inclusive, a expectativa que os jogadores da seleção brasileira deixem a cidade rumo à África do Sul em meio aos atletas de espuma.
- Existe essa possibilidade. Estamos falando com o pessoal do aeroporto, da Infraero, para que isso se torne possível. Os bonecos já estarão por lá mesmo. A intenção é que a seleção tenha um pouquinho mais de apoio da nossa parte - afirmou Rafael.
Nenhum comentário:
Postar um comentário